fbpx

Blog do PedidoOK

Aplicativo para Vendas | ERP | E-commerce

Dicas Metas Produto

Entenda o conceito de Curva ABC de produtos e como maximizar seus lucros

O conceito de Curva ABC é uma ferramenta de gerenciamento de estoque que ajuda a identificar quais produtos são mais importantes para o seu negócio. A ideia é classificar os produtos em três categorias: A, B e C, com base na sua importância financeira.

Os produtos da categoria A representam cerca de 70% do faturamento total e são os mais vendidos e lucrativos. Esses produtos devem receber atenção especial, pois são os principais responsáveis pela rentabilidade do negócio.

Os produtos da categoria B representam cerca de 20% do faturamento total e são menos vendidos e lucrativos do que os produtos da categoria A. Esses produtos ainda são importantes, mas não tanto quanto os produtos da categoria A.

Por fim, os produtos da categoria C representam cerca de 10% do faturamento total e são os menos vendidos e lucrativos. Esses produtos são os menos importantes para o negócio e podem ser considerados para descontinuação ou redução de estoque.

É importante lembrar que essa divisão de percentuais pode variar de acordo com o negócio e seus objetivos.

Com o uso da Curva ABC, é possível alocar recursos de forma mais eficiente, aumentando a rentabilidade do negócio.

No PedidoOK, existe um relatório específico para essa análise, onde é possível visualizar e gerar estatísticas de seus produtos e assim tomar decisões mais acertadas.

Tem alguma sugestão? Dúvidas? Fale com a gente

  • Telefone e WhatsApp (19) 3468-3258
  • contato@pedidook.com.br
  • www.pedidook.com.br
  • Seg-Sex das 8h às 17h