Entenda como a Curva ABC de clientes pode melhorar o gerenciamento do seu negócio
A Curva ABC de clientes é uma ferramenta utilizada para classificar seus clientes de acordo com sua importância para o negócio. Essa classificação é baseada no valor que cada cliente gera para a empresa, seja em termos de lucro ou de volume de compras.
Os clientes são divididos em três categorias: A, B e C. Os clientes da categoria A são os mais importantes, pois geram a maior parte do lucro ou das compras para a empresa.
Já os clientes da categoria B são menos importantes, mas ainda são significativos para o negócio. Por fim, os clientes da categoria C são os menos importantes e geram pouco lucro ou compras para a empresa.
Exemplos de como a Curva ABC de clientes pode ser aplicada:
Em uma loja de móveis, os clientes da categoria A podem ser aqueles que compram móveis caros e de alta qualidade, pois eles geram muito lucro para a loja; os clientes da categoria B podem ser aqueles que compram móveis de qualidade intermediária e geram menos lucro, e os clientes da categoria C podem ser aqueles que compram móveis básicos e geram menor lucro.
É importante lembrar que a Curva ABC de clientes deve ser revisitada regularmente, pois as necessidades e o perfil dos seus clientes podem mudar.
Além disso, no PedidoOK você tem acesso a um relatório específico para acompanhar a sua curva ABC de clientes, e pode utilizar essa informação para tomar decisões importantes para o seu negócio.
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